comercial@psicologiaefono.com.br
28 99881-4629
Sue Hellen
Sue Hellen
Magnus M.
Artigos
Terapia Fonoaudiologia
Postado em: 06/04/2021
Terapia Fonoaudiologia
A terapia fonoaudiologia, quando necessária, é de suma importância no processo do aprendizado e alfabetização, quando o passo-a-passo for devidamente exposto.
Vale adiantar, no entanto, que a função exercida pelo fonoaudiólogo é completamente multidisciplinar, sendo que ele é responsável por dar as coordenadas aos demais especialistas (principalmente por estar por dentro da demanda do paciente).
Nessa fotos estamos trabalhando com a paciente consciência fonológica, onde damos valor sonoro a cada sílaba, mostrando e conscientizando os pequenos que cada pedacinho da palavra tem um som.
A consciência fonológica diz da percepção da segmentação da fala e da habilidade de manipular esses segmentos. No processo de alfabetização, a criança vai desenvolvendo essa capacidade na medida que reconhece as palavras, as sílabas e os fonemas.
No entanto, antes de adquirir a consciência de fonemas, a criança precisa estar familiarizada com os sons da fala, para que ela possa manipulá-los e convertê-los em escrita.
Você sabia?
O processamento fonológico é a nossa capacidade de compreender as palavras por som, por pausas, por sílabas. Na alfabetização, falar pausadamente, ajuda a criança a identificar as marcações dos sons das sílabas.
VOLTAR!