comercial@psicologiaefono.com.br
28 99881-4629
Sue Hellen
Sue Hellen
Magnus M.
Artigos
Gagueira na Infância?
Postado em: 12/04/2021
Gagueira na Infância?
Poucos sabem, mas a "gagueira" infantil é um processo que pode fazer parte do período de desenvolvimento da linguagem da criança, em torno dos 02 anos, podendo ir até aproximadamente 04 anos.
Por volta dos 02 anos e meio acontece uma aceleração do crescimento da linguagem, de forma que o pensamento da criança é mais rápido do que a capacidade que ela tem de planejar o ato motor de falar (as palavras).
É nesse momento que ocorre o “tropeço”, o que chamamos de leve disfluência.
"Mas, Tio Magnus, como devo agir?"
Os pais e familiares devem entender que isso é comum na idade e é preciso deixar a disfluência acontecer sem pedir para a criança ter calma, que fale mais devagar ou parar e respirar. Ela precisa de um tempo para formular seu pensamento e organizar motoramente as palavras.
E isso requer tempo e paciência! Quanto mais tensão, maior será a disfluência. Por isso, não chame seu filho de gago ou o force a falar na frente de pessoas que ele não queira. Não se mostre impaciente diante da disfluência do seu filho.
E lembre-se, mesmo que você não fale nada diretamente para ele, as suas posturas corporais como pernas balançando, e inquietas, demonstram a impaciência. Tenha sempre em mente que a disfluência no começo do desenvolvimento da fala e linguagem é normal e não precisa de ansiedade.
Se a disfluência não diminuir à medida que a criança for desenvolvendo as habilidades de linguagem e fala, é importante que procurem um Fonoaudiólogo Infantil para avaliação, orientação e, se houver necessidade, intervir.
VOLTAR!