comercial@psicologiaefono.com.br
28 99881-4629
Sue Hellen
Sue Hellen
Magnus M.
Artigos
Importância da Leitura
Postado em: 22/04/2021
Importância da Leitura
No último domingo, comemoramos no Brasil o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em razão do aniversário de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
Mas, afinal, você lê para o seu filho?
A leitura é um dos pilares da formação do conhecimento e do desenvolvimento da criança. Mas é preciso observar a faixa etária e o tipo de livro para cada idade:
- Até os 2 anos, a criança não interage tão ativamente com as palavras. O ponto de interesse está, quase que essencialmente, direcionado às imagens e texturas. É o momento no qual os livros devem ter páginas grossas e rígidas, que permitam a interação com a história. Afinal, o objetivo é que os livros, nessa idade, sejam capazes de despertar a curiosidade!
- Entre os 2 e 3 anos, os livros podem começar a carregar um pouco mais de contexto e se relacionam à rotina da criança. É a hora de fazer a ligação entre as tarefas e hábitos do dia a dia, com o que é contado. Para isso, vale utilizar os livros como forma de validar e auxiliar no desfralde ou mesmo para ensinar pequenas tarefas, como arrumar a cama. Nessa hora, a criança já pode começar a compreender e relacionar palavras com o que está registrado nas páginas.
- Dos 3 até os 6 anos de vida, a criança já pode encontrar no livro uma forma de lazer. As imagens ainda são de grande importância, mas o pequeno já encontra nas histórias um ponto de interesse. Cabe aos pais explorar os momentos de união em família — como o tempo antes de dormir — para ler histórias, contextualizar e falar sobre o que é contado no enredo.
Após tantos argumentos, fica fácil entender a importância da leitura, né?!
VOLTAR!